Chat do Cantinho do Poeta

sábado, 4 de junho de 2011

Etapas da vida

Vida... Quantas vidas.existem em uma vida?
Teremos a vida que há,vida que haverá e tambem vida havida? Ou será tudo etapas de apenas uma vida?
Temos a vida de criança...
De aprendizado e esperança,embalados protegidos,pelas mãos progenitoras. Mãos que mostram o caminho com amor e muito carinho,sempre uma mão protetora.
Temos a vida adolescente,vida fluorescente,cheia de ações pungentes,de amores inocentes e sonhos incandescentes ou mesmo atitudes indecentes,afinal somos adolescentes.
Temos a vida adulta,madura porém mais culta,onde já conhecemos a minuta ou sinópse de uma luta,ou inicio da história, já adquirimos as tralhas,as armas para batalha,onde a vida se embaralha,mas sem perdermos a calma ,nos jogando de corpo e alma,obtemos vitória.
Nesta etapa da vida,já inciamos a colheita,frutos maduros ou estragados,tudo conforme plantado,podendo ter néctar ou veneno,belas noites de amantes em camas aconchegantes,ou dormidas no sereno.
Mais ainda há tempo,para rever nossos atos,podemos mudar o rumo da vida ainda em curso,podemos nos tornar pacatos,com amor e humanidade,espalhar serenidade,amenizando o percurso.
Temos uma quarta etapa,onde chamam de terceira ou melhor idade,este termo na verdade,para mim é questionável,pois nesta etapa da vida,só terá felicidade,quem plantou ou recebeu por bondade,necessita pelo menos ter chegado saudável.
Agora é hora real, de fazer retrospectiva,analizar com frieza,com as cartas sobre mesa,julgar nossa vida pregressa,muita coisa que fizemos se quizermos ainda podemos,reparar sem muita pressa.
Mais muita coisa,infelizmente,não podemos reparar,devemos ter humildade,de chorar ou nos perdoar,para ao fazer a passagem em nosso ombro não pesar.
Serão estas etapas da vida? Ou vidas em uma vida?...

Celio Rheis

Um comentário:

carmen disse...

A VIDA É UMA ETERNA PEÇA TEATRAL....FEITA DE ETAPAS E MOMENTOS E COM CERTEZA COLHEMOS O QUE PLANTAMOS...SE PLANTARMOS PEDRAS...JAMAIS COLHEREMOS FLORES...AS VEZES SOFREMOS, CHORAMOS, MAS TBÉM SORRIMOS, AMAMOS...POR ISSO TEMOS QUE VIVER CADA MOMENTO...CADA MINUTO, COMO ÚNICO...MOMENTOS NÃO VOLTAM...A VIDA PODE TER RECOMEÇOS...MAS MOMENTOS NÃO...