Chat do Cantinho do Poeta

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Descasos com a eletricidade


Como o povo brinca com eletricidade é de estarrecer....
Como alguns sabem,alem de escrever um pouco,eu costumo trabalhar.
Alem de ser funcionario  da secretaria de educação do estado de São Paulo,Agente de organização escolar.
Trabalho tambem nas horas de folga  de segunda a sexta  das 12:30 as 16:30 como tecnico de informática ,eletricista(to ate pensando em virar marido de aluguel).
Mas o fato que me deixa de boca caída é com a foma com que tratam a instalação eletrica,a maioria das casas,que vou fazer um reparo ou adição de um ponto(tomada,luz),a instalação é feita fora dos padrões de cores,sem dimensionamento,sem proteção de etc..
 Já lá na antiguidade,segundo pesquizas arquelõgicas,Salomão tinha instalados em sua mansão uma especie de para-raios  de pedras,ou seja ele já respeitava a eletricidade mesmo antes dela ser descoberta e hoje após milenios  as pessoas emendam fios d qualquer jeito e dizem estar fazendo instalação eletrica,alguns se dizem eletricistas,sem nenhuma condição tecnica e os outros aceitam sem nenhuma objeção.
Não sei exatamente a estatistica hoje das causas de incendio,mas asseguro com tranquilidade que a maioria absoluta  são causados por problemas de instalação eletrica,ou velha sem manutenção ou feitas por pessoas não habilitadas.
Eu garanto ainda  que uma reforma e redimensionamento em uma rede antiga,alem de prevenir incendios 20%,30% ou mais  na conta de luz.
Cuidado, contrate um eletricista de preferencia formado em eletrotecnica,com inscrição no CREA para fazer sua inatalaçao eletrica,não deixe na mão do pedreiro,isso é muito serio,a menos é claro que este faça um croqui  da instalação antes com dimensionamento,especificando carga,cores de fios,protetores  e outros componentes da rede  e voce peça avaliação de um tecnico.
Quando um profissional inscrito no CREA realiza uma instalção ele por norma deve oferecer uma ART,assinatura por responsabilidade tecnica,assumindo assim responsaliidade civil e criminal por qualquer eventualidade.
Coisa que um pedreiro ou eletricista  sem essa inscrição não oferece voce fica a mercê do acaso,da sorte.
Cuidado
Sou formado recnico em eletrõnica,trabalho ha anos  na área de telefonia,elétrica e informática.
Celio Rheis

Nenhum comentário: