Chat do Cantinho do Poeta

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Es Linda Como a Lua

 Es linda como a lua, es seda pura do oriente quando sinto sua pele tenra e quente viajo por veredas e brumas suaves deslizo por suas curvas tênues me embriago em sujas fontes, é muito bonito olhar com você o mesmo horizonte. Me dói quando a vejo expressando tantas coisas que não fazem sentido, você não precisa disso, deixe extravasar o seu eu o verdadeiro eu esse que me encanta.

Não precisa me dizer nada eu sinto sua sede de ser amada, querida e desejada eu sinto suas vontades de querer ser livre, conheço sua ânsia por liberdade ainda voará terá suas asas livres para bater revoada. Eu sei que tudo parece sonho e é ....é algo que componho agora que escrevo estes pequenos versos, mas é uma forma de dizer que sinto você.

Mas é algo sincero tudo que mais quero é ter ver feliz que que tenhas o que nunca tive te direi palavras que raramente se diz, porque serão ditas com âmago do meu ser, não direi apenas por dizer, te agradar. Não temas bela pequena as coisas que direi apenas vai arrepiar sua pele morena e me diga se não gostar. Não deixe seu afã de menina viver algo que amanhã termina sem nada para lembrar, seja a timoneira aguerrida sua história  não deixa a vida passar

Es linda como a lua, es seda pura do oriente quando sinto sua pele tenra e quente viajo por veredas e brumas suaves deslizo por suas curvas tênues me embriago em sujas fontes, é muito bonito olhar com você o mesmo horizonte. Me dói quando a vejo expressando tantas coisas que não fazem sentido, você não precisa disso, deixe extravasar o seu eu o verdadeiro eu esse que me encanta.

Es linda como a lua, es seda pura do oriente quando sinto sua pele tenra e quente viajo por veredas e brumas suaves deslizo por suas curvas tênues me embriago em sujas fontes, é muito bonito olhar com você o mesmo horizonte. Me dói quando a vejo expressando tantas coisas que não fazem sentido, você não precisa disso, deixe extravasar o seu eu o verdadeiro eu esse que me encanta.

domingo, 7 de junho de 2026

Ei apontador

 Inicio de década de 1980 acho que 1981 um conhecido me arrumou um emprego em uma empresa onde ele trabalhava, ele era motorista e eu entrei como apontador de obras, mas fazia meio que geral apontamento de campo e de cartões de ponto.

e como a obra estava em tempos finais era feito muitos turnos noturnos e horas tarefas e eu procurava acertar tudo da melhor forma, era considerado pelos superiores e pelos chamados peões (pedreiros, ajudantes, carpinteiros ,ferreiros etc...Foram três ou pouco mais meses naquela obra e acabando fui transferido para outra já em andamento.

Fiquei seis ou sete meses trabalhando nesta empresa onde não sei por qual motivo fui demitido e fiquei vários outros anos desempregado naquele período o desemprego se fazia presente primeira metade da década de oitenta. Minha vida foi marcada por pedaços como estes posso contar outras histórias como estas acontecidas em espaços assim.

Mas vamos ao episódio acontecido neste caso já era 1985 e uma prima ia casar na cidade de Mogi Guaçú ( o caso das obras de 1981 foi em Santo André e Cubatão) portanto além do tempo temos uma distancia que separa tais fatos.Minha avó morava vizinha a esta prima em cujo casamento fui eu e um amigo meu, mas como eu estava desempregado perguntei a minha avó se poderia ficar na casa dela e trabalhar como boia fria ( cortando cana de açúcar). Ela disse sim e deixei meu amigo voltar sozinho para capital, ficando lá.

Então fui na próxima segunda já inserido naquela turma de corte era algo totalmente estranho para mim, nada fácil o trabalho o turmeiro (especie de empreiteiro de turma) colocou eu e um tio trabalhando juntos, a intenção era de que eu aprendesse com ele.Eu nesse tempo vivia com uma falta de perspectiva, falta de sonho e falta de acreditar que eu podia, eu merecia assim como todos(as) muitos atos idiotas viriam ainda ser cometidos por mim.

Mas voltando ao fato neste trabalho havia a figura do apontador era um funcionário da usina que vinha medir no final do expediente nossa produção ele tinha um esquadro feito de madeira que media dois metros e era girado para medir.Nós iniciávamos cedo 06h00 da manhã ou 07h00 por mais tarde que poderia ser nosso taião eram 5 ruas de canas que deveríamos cortar x ou y.. metros, quanto mais melhor, eu cortava pouco além da falta de experiência não havia muita coragem.

Tinham uns colegas que cortavam muitos metros por dia uma prima que cortava em outra fazenda dizia cortar acima de cem metros eu sei que meu facão durava a safra inteira enquanto que ela trocava todas semanas.Foi em um dia destes que algo estranho me aconteceu eu cortava canas ali concentrado com meu desânimo todo quando ouvi: apontador, ei apontador era cedo ainda para chamar o apontador para medir deveria ser umas 15h00 horas.

A voz que não me parecia estranha continuava a chamar, apontador ,ei apontador da A&T espera este tinha sido eu ha quatro anos atrás você não lembra mais de mim? Quando eu o vi lembrei na hora,(só não lembrei o nome), mas era um pedreiro que trabalhou na obra de Santo André e eu havia marcado suas hora extras a contento, foi um abraço tão sincero e um reencontro tão bom para quem estava tão desanimado, foi uma injeção de vida. Aprendi ali uma das primeira lições o que se planta se colhe,se eu tivesse feito alguma espécie de mal ele poderia ter cortado meu pescoço sem eu sequer saber porque.

Isso é história real


Celio Rheis

quinta-feira, 4 de junho de 2026

A Pamonha dela

Eu quero, eu quero a pamonha dela sou apaixonado pela pamonha dela. Eu quero, eu quero a pamonha dela eu me lambuzo na pamonha dela. 
Ainda me chamam de cara de pau só porque eu gosto também do seu curau, ainda me chamam de cara de pau só por que eu gosto também do seu curau.

Ela vai chegando com charme e toda cerimonia me oferece o curau e sua pamonha e eu com gana e nada de vergonha pego logo a sua pamonha e todo sem jeito com cara de mau vou me deliciando com o seu curau.Nesta vida o que se leva é o que nos oferece,ainda com carinho o coração aquece, sua pamonha é muito boa é tão saborosa e o curau então, coisa mais gostosa.

Essa pamonha é gostosa uma coisa tão bela eu até passo mal sem o curau dela, a coisa começou meio em brincadeira e eu como mineiro comendo pelas beiras fui me viciando e não falo asneiras,mas a vida passa e eu aqui brincando, comendo a pamonha e curau esquentando.Deixe me explicar me entenda filho a pamonha que eu falo é feita de milho, não pense besteira não seja cruel mas o curau dela parece manjar do céu.
 
Eu não me canso de comer a pamonha dela, eu sou feliz quando como o lindo curau dela ,eu adoro comer esta pamonha tão gostosa e esse curau coisa maravilhosa acho que me viciei na pamonha dela.
É um sabor divino, é especial essa guloseima é uma delícia com todo respeito e sem malicia, chego ter ansiedade quando ela falta, fico com saudades

Eu quero, eu quero a pamonha dela sou apaixonado pela pamonha dela. Eu quero, eu quero a pamonha dela eu me lambuzo na pamonha dela. 
Ainda me chamam de cara de pau só porque eu gosto também do seu curau, ainda me chamam de cara de pau só por que eu gosto também do seu curau.
 
Eu quero, eu quero a pamonha dela sou apaixonado pela pamonha dela. Eu quero, eu quero a pamonha dela eu me lambuzo na pamonha dela. 
Ainda me chamam de cara de pau só porque eu gosto também do seu curau, ainda me chamam de cara de pau só por que eu gosto também do seu curau.