Chat do Cantinho do Poeta

sábado, 4 de novembro de 2023

Natal dos Sonhos ou os Sonhos do Natal

 


 

Muito se fala no Natal durante o ano inteiro ouve-se falar do natal por anos a anos e chega o Natal fazem festas, se abraçam quem (pode abraçar),mas chega dia 02 de Janeiro começam tudo de novo. Homens mandando matar e homens matando homens, mulheres, velhos e crianças

Será que é isso o espírito do Natal? Hipocrisia, mentira, falsidade ou usa-se esta data apenas para arrefecimento dos ânimos para continuar a guerra constante do dia a dia? Será que os sonhos, aqueles sonhos infantis não existem? Será que se pode falar de deuses suas deidades e continuar matando crianças como se fossem nada em um massacre genocida denominado guerra?

Será possível que seja isso o Natal dos sonhos? Onde o mundo vê passivamente a mortalidade de um povo cuja nação diz-se ser o meio onde nasceu o personagem que deu origem ao Natal? Penso que Natal dos sonhos seria um Natal com vastas mesas e com compartilhamento de tudo que existe inclusive o amor, natal dos sonhos seria poder andar na rua e abraçar qualquer um que eu encontrasse.

Enquanto eu tiver que tomar cuidado com quem encontro na rua, por medo de ser assaltado, morto ou mesmo agredido não haverá natal dos sonhos, enquanto houver pessoas passando fome e frio dormindo nas calçadas, não, não haverá natal dos sonhos, enquanto houver fronteiras e pessoas andarem armadas para matar pessoas, não haverá natal dos sonhos.

Enquanto houver religiões segregadoras disseminadoras de violência e desamor, não haverá Natal dos sonhos, enquanto houver “pastores” se enriquecendo a custas de miseráveis ovelhas falando em nome de deuses, não haverá Natal dos sonhos, enquanto o homem do poder, mandar e seus subalternos matarem, desmatarem, poluírem, contaminarem, não haverá Natal dos sonhos.

Enquanto houver crianças sendo abusadas, maltratadas, mulheres sendo agredidas assassinadas, idosos sendo esquecidos nos asilos ou explorados e agredidos por quem os devia cuidar, enquanto houver desemprego, falta de saúde, de condições dignas de vida, educação, laser e respeito a todos seres vivos e não apenas humanos, não haverá Natal dos sonhos.

Será possível no dia 25/12 , alguém tomar uma bebida, comer um panetone ou uma coxa de Peru e dizer que está vivendo o Natal dos sonhos? O meu Natal dos sonhos é um Natal onde todos que eu encontrasse na rua estariam apenas passeando e felizes, onde todos poderiam ser abraçados ou convidados a entrar em nossa casa pois ninguém nos faria nenhum mal.

Um Natal se fome, sem desemprego, sem exploração, sem feminicídio, sem maus tratos a crianças, sem miséria, sem guerras e sem ninguém usando a palavra deus para oprimir ninguém, um Natal onde todos sejam felizes, todos desejam a felicidade alheia, este é meu Natal dos sonhos.

Célio Rheis

Nenhum comentário: