Chat do Cantinho do Poeta

domingo, 12 de novembro de 2023

Se eu não fosse tão velho

 Se eu não fosse tão velho talvez aquela mulher a quem convidei para tomar uns drinks não tivesse me deixado a ver navios provavelmente deve ter pensado o que farei com um velho?Não a condeno a sociedade é assim, julgam velhos inúteis, não funcionais.

Se eu não fosse tão velho talvez seria tratado diferentemente por meninos e meninas, pois teria por parte deles a expectativa de ter um papo diferente ou sintonizado com o deles mal sabem que minha forma de ser e falar vem desde os vinte anos.

Se eu não fosse tão velho não teria adquirido o conhecimento que me fez ser a pessoa que sou hoje com certa paciência, calma e perspicácia e talvez não tivesse a capacidade de entender as pessoas em suas arrogâncias, estupidez e até violencia.

Eu não teria passado pelas experiências de relacionamentos que foram bons, mas tiveram seus fins e seus dissabores eu não teria hoje a alma calejada porém altiva com a certeza de procurei fazer meu melhor, se errei foi procurando acertar.

Se eu não fosse tão velho não teria experimentado sentimentos negativos como ódio, raiva, mágoas e conseguido me livrar de todos hoje procurando espalhar apenas amor, não teria aprendido o significado e prática de  ações e sentimentos como simpatia, empatia e solidariedade.

Não teria a serenidade e tranquilidade de entender as pessoas que me julgam, me desdenham e me tratam com indiferença e não teria a capacidade de entender que quem despreza a minha amizade é que não a merece.

Mesmo com a vontade de me enfiar em uma caverna e me isolar de todo mundo eu não o farei, pois estaria sendo egoísta e pensando apenas em mim alguém pode precisa e querer aprender alguma coisa comigo

Enfim tanta coisa seria diferente se eu não fosse tão velho...

Célio Rheis

Nenhum comentário: