Chat do Cantinho do Poeta

sábado, 5 de julho de 2025

Porque Sou Vermelho

 Sou vermelho, porque sou vermelho? Vou te contar e talvez possa compreender, sou vermelho por que tenho razão de ser, sou vermelho de alma e de coração não é apenas pela vestimenta. Sou vermelho pela tortura do negro na escravidão e pela sua tormenta, sou vermelho por recordar as senzalas e a falsa libertação, sou vermelho e gosto de por vermelho em tudo, sou ainda vermelho pelo sangue derramado no massacre de Canudos.

Sou vermelho por gostar e por sentir prazer, sou vermelho pela emoção de ser, sou vermelho pelo povo que vive a sofrer e sou vermelho pelo sofrimento do trabalhador que constrói riqueza para quem vive sem nada a fazer. Sou vermelho pelos golpes que o povo vive levando, não são apenas a farsa do descobrimento, nem a farsa da república a proclamar o povo vive sofrendo golpes de todas a formas e nem pode reclamar.

Sou vermelho pelas mães que ás vezes não tem o que dar para o filho comer, sou vermelho pelas crianças que sofrem sem nem entender porque, sou vermelho pelos velhos que continuam trabalhando porque sua renda não dá para viver. Sou vermelho pela farsa na educação, onde crianças e adultos são adestrados para produzir para o patrão, sem opção. Pelas invasões e desmatamento dos grandes latifundiários e pelos pobres sem noção que se tornam seus incendiários.

Acho que falei apenas um pouco de minhas razões ou emoções de ser vermelho, desde o inicio da humanidade se constrói o sistema dotado de aparelhos, para reprimir, manipular ou escravizar a grande massa produtiva e alguns vem se incomodar com a minha cor inofensiva? Seja vermelho e entenderá .


Célio Rheis

Nenhum comentário: