Chat do Cantinho do Poeta

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Pai Saudade Eterna

 


Foi tão cedo embora você tinha apenas 43 anos e eu 20, me lembro que você foi se consultar te internaram e nunca mais saiu do hospital foram 10 meses de sofrimento seu e de quem te acompanhava incluindo eu.

Eu era um jovem sem perspectivas, sem sonhos, sem ideais me haviam tirado tudo isso na infância, ah! Você não sabia trabalhava de domingo a domingo e acreditava que estava tudo bem com a “família” não vou entrar em detalhes porque aqui o que interessa só nossa relação, pai e filho.

Nós não tínhamos muito em comum e não conversávamos quase eu um jovem sem graça apesar de educado e simples, mas revoltado por viver aquela vida tão miserável já sofria de depressão, de pânico social, mas não era compreendido era chamado de vagabundo, preguiçoso e você não entendia por que eu agia daquela forma.

Quando você se foi agravaram tais doenças psicológicas eu lutei a meu modo para não enlouquecer, fui participar de inúmeros eventos sociais para manter meu equilíbrio um médico “amigo” na época dizia que psicólogos e psiquiatras eram médicos de ricos e que pobres não tinha direito a estas “frescuras”.

Eu hoje pai tenho 64 anos faz 44 anos que você se foi e esta luta não termina continuo lutando contra estes sentimentos de depressão e às vezes pânico, não tomo mais os famosos tarjas pretas, mas tomei vários por muitos anos não frequento mais psiquiatra, mas não foi fácil pai eu fiz inúmeros cursos só na área da psicoterapia devo ter uma dezena de certificado.

Hoje sou pós-graduado pai eu acho que você nem saberia o que é isso, mas como você diria é um trem custoso de ter, mas consegui me pós graduei em Psicanálise Clínica tudo isso pai acredite para entender minha cabeça e consegui foi graças e estes estudos que consegui descobrir a causa e abandonar as tarjas pretas.

Mas, contudo, uma coisa era latente no fundo do meu ser uma saudade e a vontade de dizer eu te amo pai tive tanta chance de dizer e as perdi, hoje o que posso dizer é que a saudade que sinto de você e a admiração é eterna e imensa respectivamente hoje sou pai, pai e assim como não fui muito bom filho não sou tambem um muito bom pai apesar de estar tentando recuperar a aproximação com minhas filhas.

Como disse a depressão quase me enlouqueceu sou julgado até hoje por minhas atitudes no passado, não vou entrar em muitos detalhes aqui, mas posso te garantir nunca fui mal pessoa apenas não tinha coragem, perspectivas, sonhos e equilíbrio suficientes para ser alguém “normal”, eu não condeno as pessoas por me julgarem elas não sabiam o que se passava em minha cabeça.

Certa vez pai eu tinha 22 anos e consegui pegar umas “empreitas” na construção civil de pessoas que te conheciam, confiavam em mim por ser seu filho isso causou uma inveja terrível às pessoas não vou dizer nomes, mas você sabe quem eram invejosos em nossa família, levei aquele primo que te adorava e o tratava como pai lembra? Pois é ele tambem já se foi deve estar por aí, ele um dia disse: Seu pai teria muito orgulho de você.

Ah! Eu não disse o porquê da inveja das pessoas, mas era inadmissível que aquele garoto de apenas 22 anos deixava de ser ajudante de pedreiro e passava a ser empreiteiro de obras um dia outro parente disse sobre mim: Ele não é pedreiro coisa nenhuma ele é muito inteligente. Não sei qual foi a intenção do comentário, mas eu recebi como elogio.

Sabe pai eu senti muito sua falta eu queria ter dito que te amava, mas nem eu mesmo sabia o quanto, por tanto digo hoje eu te amo pai e sinto muita saudade de você, sabe hoje tenho estudos tenho alguns diplomas, mas as mais importantes lições foram de você que recebi, você não me ensinava com palavras pois era analfabeto e tinha um parco vocabulário, mas ensinava com ações e atitudes.

Eu nunca mais conheci um ser humano com o seu quilate, fostes o maior e melhor ser humano que conheci, lembra pai? Você jamais ergueu a voz para ninguém, eu nunca o vi falar mal de ninguém, as pessoas tinham prazer em conversar com você, como ser assim como você? Acho que isso é coisa de espírito evoluído, tenho recebido algumas mensagens que dizem que sou evoluído, mas não chego a seus pés.

Aquele menino cresceu virou adulto e envelheceu cheio de traumas, mas venceu muitos obstáculos nunca deixou de trilhar o caminho da honestidade, da ética e do amor assim como você deu exemplo, por isso hoje posso garantir você pai é a saudade eterna que trago no peito e choro cada vez que me lembro de você, mesmo tendo passado 44 anos.

 

Célio Rheis

 Publicado em coletânea  com o mesmo nome pela Perse editora

Nenhum comentário: